Índice de Mobilidade Sustentável

Meça o seu IMS no Facebook

O Índice de Mobilidade Sustentável é um valor numérico que revela o nível e a qualidade da mobilidade de cada pessoa. O IMS resulta de uma fórmula que conjuga as respostas às questões que representam os três eixos em causa – económico, social e ambiental –, originando um número entre 0 e 100. Quanto mais elevado, mais sustentável é o seu comportamento.

O objectivo em conhecer o índice deve conduzir à reflexão sobre o tema e a uma procura activa de informação, adaptando o quotidiano no sentido da melhor qualidade de vida para todos.

O questionário pode ser respondido na página do movimento no Facebook. Veja aqui.

O seu resultado poderá depois ser partilhado nas redes sociais, o que significa o empenho em contribuir para esta causa de melhorar a mobilidade, independentemente do nível de sustentabilidade momentâneo. Após o primeiro resultado, o IMS pode voltar a ser realizado as vezes que quiser, medindo assim a sua própria evolução.

O actual conjunto de questões e fórmula adjacente, elaborada pela Universidade Católica Portuguesa, é já uma evolução da fórmula anterior lançada aquando do início do movimento Menos um Carro, em Outubro de 2009. As questões sócio-demográficas que antecedem as perguntas têm por objectivo conclusões estatisticamente significativas, sendo sempre respeitado o anonimato dos participantes se estes assim o desejarem.

A concepção do IMS foi efectuada pelo Professor Paulo Simões e pelo Professor Rui Pires, da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa http://www.fe.ucp.pt


tumblr page counter